Micropigmentação dos lábios: entenda como funciona o procedimento

Micropigmentação dos lábios: entenda como funciona o procedimento

Já pensou em fazer um contorno de boca definido? A micropigmentação labial é um procedimento superficial semelhante ao que é feito nas sobrancelhas. Redefine os contornos e garante a cor dos lábios de forma natural, por isso é procurado por quem tem as áreas mais finas, incolores e indefinidas.

Micropigmentação labial cores
Micropigmentação labial cores

Se você ainda não tem certeza se deseja fazer este procedimento, continue lendo e tire todas as suas dúvidas para ver se a micropigmentação labial é para você!

Essa técnica é muito procurada por pessoas com lábios descoloridos, mas é claro que existem muitas outras vantagens além de devolver a cor.

Micropigmentação labial

Além das sobrancelhas, as técnicas de micropigmentação também estão ganhando espaço entre quem busca realçar os lábios. Além de realçar contornos e corrigir assimetrias, esse procedimento é um dos preferidos de quem quer rejuvenescer e dar mais cor à boca. Não é à toa que as mulheres maduras são as principais proponentes.

É normal que os lábios percam volume e cor natural com o passar dos anos e da idade, o que pode tornar o procedimento atrativo para os idosos. Apesar de ser uma técnica minimamente invasiva, alguns passos devem ser dados antes da realização da micropigmentação labial. O processo pode ser comparado a uma maquiagem semipermanente ou mesmo a uma tatuagem: com resultados duradouros (em média dois anos), envolve a implantação de pigmentos específicos na boca. No entanto, ao contrário das tatuagens, a cor só pode atingir a primeira camada da pele, a epiderme. 

A micropigmentação labial é semelhante ao processo de fazer uma tatuagem. É muito superficial e aparece durante o processo de renovação celular que acontece nos próximos meses após o procedimento. A micropigmentação labial é feita na linha dos lábios como contorno. Isso não é feito do lado de fora, apenas para confinar melhor a área quando escurece. Além de corrigir o formato, o procedimento também é capaz de dar cor à área, levando em consideração o tom da pele e a cor da boca.

Com a micropigmentação, você pode conquistar os lábios com a cor que desejar, desde tons mais naturais até tons mais vibrantes. E também corrige assimetrias e imperfeições, como cicatrizes, dando a ilusão de lábios mais volumosos e mantendo-os em proporção.

Como funciona o procedimento?

A técnica é feita com um aparelho chamado dermógrafo, que é realizado da mesma forma que uma tatuagem, mas com o pigmento na camada superior da pele. Antes de começar, há uma prévia onde você pode ver como ficarão os lábios, e o processo é realizado depois que tudo estiver definido.

Por ser uma técnica superficial, não é tão dolorosa, mas tudo depende da sua sensibilidade. O procedimento pode levar até 3 horas, e uma pomada anestesiante pode ser usada para aliviar a dor.

Novas tecnologias estão sempre surgindo. Vamos começar pelo efeito batom, se você optar por essa técnica, seus lábios terão cor intensa e contorno definido. O próximo é o efeito suave, que realça e contorna a cor natural dos lábios, ideal para lábios descoloridos, irregulares, assimétricos e cicatrizados. Por fim, existe o efeito revitalizante, que também realça a cor natural dos lábios mas não define o contorno; ele é perfeito para quem tem lábios carnudos e quer apenas acentuar a cor.

A técnica mais procurada é a ativação, que esbate a cor em todo o lábio. O resultado é super natural, e sua principal função é acentuar e uniformizar as cores.

A durabilidade pode ser de até 4 anos, mas depende muito de cada tipo de pele, ressaltando que em pele oleosa pode durar menos. Se você quer conquistar lábios com mais cor e volume, esse truque é para você!

Para micropigmentação labial você vai precisar de:

  • Realizar o contraste da pele usando uma agulha com ponta de 0,30 mm de espessura. Sempre será usado em velocidade média;
  • Anestésicos (lidocaína e lidocaína com epinefrina);
  • Brilho labial;
  • Esfoliação labial.

Observe também os itens que não são específicos da pigmentação labial, mas são essenciais para a realização do trabalho:

  • Alterna e colchetes;
  • Caneta gel branca;
  • Lenços umedecidos;
  • Uma cadeira ou maca;
  • Palito de dente;
  • Aplicador;
  • Máscara;
  • Foco de luz;
  • Algodão;
  • Boné;
  • Luvas.

Quanto tempo dura a micro labial?

Primeiro, é importante saber que o processo de cicatrização do procedimento leva ao menos sete dias, e que nesse período é melhor evitar raios ultravioleta, cosméticos que contenham ácido, maquiagens, água do mar e de piscina, e também beijos. Esses cuidados permitirão que o pigmento fixe nos lábios e dure mais. Geralmente, o efeito pode durar até dois anos, mas o contorno e a cor são preservados. Antes de prosseguir com a micropigmentação labial, é necessário avaliar se os lábios da cliente estão adequadamente hidratados. Esta técnica resulta em pequenas lesões para que o pigmento possa aderir. Portanto, a pele dessa região não pode ficar ressecada, pois a cicatrização ficará comprometida.

Outro detalhe importante é observar a cor dos lábios. Tons muito roxos ou acastanhados precisam ser neutralizados primeiro. Aliás, você sabia que na neutralização você já consegue encontrar um tom bem natural para os lábios? Se o cliente gostar, nem precisa ser pintado.

Muitos clientes com lábios finos querem um design que dê a ilusão de uma boca mais cheia. No entanto, isso não é possível com a micropigmentação labial. O resultado será artificial, que é exatamente o oposto do efeito esperado aqui.

A micropigmentação corrige manchas para uma cor mais vibrante, design e boca com aparência mais saudável. Até o desenho do arco de cupido (o “vale” no meio do lábio superior) pode ser acentuado. Mas para um efeito mais completo, basta usar um preenchimento labial – um método que só pode ser feito por um dermatologista ou dentista.

Valores

O preço da micropigmentação labial pode variar dependendo de fatores como país e profissional. Em média, o procedimento custa entre 600 reais e 1.800 reais, e cada caso é avaliado especialmente por profissionais conforme a necessidade para obter bons resultados. Busque por diferentes avaliações antes de fechar sua micropigmentação labial com alguém!

Para você  que deseja se especializar em procedimentos estéticos, nós da ASACADEMY temos vários cursos profissionalizantes de 1 a 3 dias de duração para tornar você uma profissional reconhecida e muito bem remunerada. 

Acreditamos que, mesmo que você esteja começando hoje, você é capaz de criar carreira na área, visto que tudo o que você precisa para fazer micropigmentação é método e a técnica certa.

Clique aqui para conhecer alguns de nossos treinamentos com todos os professores AS Academy.