Micropigmentação: entenda o que é, tipos e como funciona o procedimento

Micropigmentação: entenda o que é, tipos e como funciona o procedimento

A AS Academy, Alan Spadone é uma academia que atua em vários países formando profissionais de micropigmentação. A escola oferece diversos cursos desde os iniciantes aos avançados em tipos de micropigmentação, como também em design de sobrancelhas, micropigmentação labial, olhos, capilar, tratamentos para peles, estrias entre outros.

É um diferencial no mercado pelo seu processo de aprendizagem didático que proporciona aos seus alunos uma preparação de resultado imediato ao mercado com método e técnica desenvolvidos ao longo da última década.

Micropigmentação: Ao decorrer do texto você saberá tudo sobre como é o procedimento de micropigmentação.

O que é a micropigmentação?

A micropigmentação consiste em uma técnica de pigmentação na pele, através de um aparelho chamado dermógrafo, que funciona como agulhas e estímulos de corrente elétrica. Esse procedimento ajuda no contorno dos olhos, lábios e sobrancelhas. 

A micropigmentação é parecida com uma maquiagem definitiva, uma tatuagem, oferecendo um aspecto de naturalidade à aparência.

Mulher pintando a sobrancelha
Mulher pintando a sobrancelha

Tipos de micropigmentação

A micropigmentação é dividida em dois tipos, porém com a mesma finalidade. A única coisa que difere são os motivos que o processo deve ser feito: a estética e a paramédica.

  • A estética: refere a implantação de pigmento na pele, dependendo da autorização do paciente é de fundamental importância ter um profissional capacitado. Apesar da técnica ser parecida com a da tatuagem, a micropigmentação não é definitiva e resulta em procedimentos bem similares ao estado real da cliente.
  • A micropigmentação paramédica: Visa reconstruir defeitos em decorrência de acidentes provocados por cicatrizes vindas de queimaduras nos olhos e quando a mulher acaba desenvolvendo câncer de mama, assim é utilizada a técnica que redesenha a aréola.
  • Técnica fio a fio: Ela é a mais escolhida, pois consiste em um resultado bem próximo do natural, que confere no desempenho da correção de falha, dar um acréscimo de volume e cria um design que valoriza todo o rosto e expressão.
  • A Microblading é uma modalidade fio a fio, bem parecida como é utilizada na técnica. Para que ela seja feita é usado o tebori, que é uma ferramenta parecida com uma caneta, e nela possui uma lâmina que perfura a pele para implantar a tinta.
  • A shadow é considerada uma técnica de sombreamento, por ter as mesmas características, promove um maior preenchimento das sobrancelhas.

A micropigmentação de sobrancelhas é um serviço muito procurado pelos consumidores. Com ela é possível ter um melhor emolduramento nos traços faciais e facilidade na rotina diária dos cuidados de beleza. São várias técnicas que existem, uma delas são: esfumada, degradê e compacta. A seguir saiba sobre cada uma delas:

  • Micropigmentação esfumada: Para clientes que querem ter sobrancelhas com mais volume. O procedimento cria camadas suaves por trás dos pelos, dando a impressão de maior preenchimento.
  • Micropigmentação de degradê: Essa técnica permite o uso de diferentes cores. Para realizá-la você utilizará diferentes pigmentos que darão destaque em pontos específicos. Geralmente os profissionais utilizam tons mais escuros nos arcos, pois assim a sobrancelha terá forma e os mais claros são usados nas extremidades para dar mais forma fazendo com que fique com efeito de degradê.
  • Micropigmentação compacta: Para pessoas que têm poucas falhas na sobrancelha, esse tipo de pigmentação é a mais indicada. Porém, seu efeito é mais marcante, variando de acordo com o tom de pele do cliente e do produto. 

A micropigmentação é diferente do microblading, por ser um procedimento mais simples é realizado de forma mais rápida, podendo ser aplicado em diferentes lugares do corpo. Já o microblading é mais delicado e demorado, que exige mais precisão, por ser um trabalho manual.

Jovem fazendo tratamento
Jovem fazendo tratamento

Como funciona o procedimento

Primeiramente, o profissional faz a avaliação do paciente para entender qual o estilo de sobrancelha ele quer, qual o seu tipo de pele e as linhas do seu rosto para que o resultado saia como desejada.

Depois é decidido o modelo do desenho, que é feito com lápis direto na pele e a escolha das cores que serão utilizadas. Através de uma anestesia que é aplicada para não sentir dor e de acordo com a pigmentação o profissional faz o contorno.

No final do procedimento é utilizado uma lâmina que ajuda na fixação dos pigmentos inseridos e ajuda em uma cicatrização melhor.

Dependendo do tipo de pele e da cor utilizada é necessário que a cada 2 ou 5 anos a pessoa faça a manutenção necessária da micropigmentação. Mas hoje em dia, com as técnicas que desenvolvemos dentro de nossa academia, já se tem resultados maravilhosos, mais naturais que duram na média de 9 a 18 meses.

Quanto tempo dura

O procedimento em si dura em média uma hora e meia, já a duração dos resultados tende a ser entre seis meses e depois de anos após realizado o procedimento. É nesse momento que o profissional verifica a cicatrização da pele e, se for necessário o retorno para os retoques que ajudam na durabilidade do resultado.

Cuidados pós procedimento

Nas primeiras horas de procedimento é melhor não molhar a região. Manter a área limpa e protegida do sol, também é importante manter a pele hidratada. Os especialistas recomendam a utilização da água boricada ou soro fisiológico para limpar a região, sem esfregar, para não comprometer as fases da região micropigmentada.

Evitar alimentos gordurosos, como fritura e chocolate no período de cicatrização, pois esses alimentos contribuem para retardar a recuperação da pele.

Deve ser recomendado que o paciente não coce ou esfregue a região, pois normalmente causa infecções podendo levar a fraqueza da pigmentação.

Seguir a orientação do profissional é essencial, principalmente na utilização de pomada indicada.

Quem faz micropigmentação em sobrancelhas, pode dar adeus às hennas, e não precisa ter medo de ficar com as sobrancelhas falhadas. Além do resultado ser duradouro, não vai ficar retocando com frequência. 

Se você busca por técnicas mais naturais, menos marcadas, que respeitem a sua individualidade e harmonizem com sua aparência, recomendamos que procure por uma profissional certificada AS Academy e veja seus trabalhos já realizados e se eles entregam aquilo que você deseja.

Nós possuímos diversas formações e capacitamos nos últimos anos as melhores artistas e profissionais da área. Ou se preferir, você pode vir até nossa sede em Jundiaí/SP e fazer sua micropigmentação com nossa equipe.