Confira 4 dicas de como conseguir mais clientes para micropigmentação 10/03/2023

Confira 4 dicas de como conseguir mais clientes para micropigmentação

Antes de saber as dicas e técnicas de como conseguir mais clientes para o seu negócio, é necessário entender mais sobre o procedimento da micropigmentação

Nos dias de hoje, a busca pela praticidade tem feito as pessoas, principalmente as mulheres, se submeterem a procedimentos estéticos que buscam deixá-las arrumadas e mais bonitas por um maior período de tempo. É através desse pensamento de diminuir o tempo de se arrumar e prolongar os resultados que fez com que a micropigmentação ficasse tão procurada.

 A micropigmentação, por definição, é a implantação de pigmento na pele. Geralmente, esse tratamento é o mais recomendado para quem tem falhas na região dos olhos, boca ou sobrancelhas.

Com ela, é possível desenhar sobrancelhas, o contorno dos olhos e dos lábios, além de iluminar e corrigir falhas usando recursos de cores e espessura em um processo muito parecido com o da maquiagem definitiva, aplicando pigmento e conferindo, assim, uma certa naturalidade à aparência. 

Mas, cuidado! Caso você faça o procedimento com um produto de péssima qualidade ou em uma clínica duvidosa, o efeito pode não sair como você deseja. É sempre bom ficar atento e pesquisar as recomendações.

Quais são os tipos de micropigmentação? Bom, existem dois tipos: a estética, que é a mais realizada, e a paramédica. As duas têm o mesmo fim, mas o que as difere são os motivos pelos quais os procedimentos são realizados.

A micropigmentação estética, como o próprio nome já diz, trata do processo de implantação de pigmento na pele motivado por razões exclusivamente estéticas, dependendo sempre da vontade do paciente e da autorização de um profissional devidamente capacitado. 

No caso da micropigmentação paramédica, ela é geralmente indicada em decorrência de uma consulta médica para corrigir falhas na região das sobrancelhas, olhos ou ao redor da boca e até dos mamilos como é o caso de queimaduras, flacidez e outros problemas como necrose. 

Como a micropigmentação é feita?

Antes de tudo, o profissional pergunta ao paciente em qual área será feita a micropigmentação. Em seguida, ele faz o desenho, pegando as medidas do rosto como base. Caso seja aprovado pelo paciente, o profissional aplica a anestesia tópica e começa a implantação de pigmento de acordo com o contorno do desenho. 

O procedimento, em si, é realizado com o auxílio de um aparelho que vai implementar o pigmento na linha dos cílios, sobrancelhas ou boca e é denominado de dermógrafo. As cores costumam variar, principalmente por depender do tom da pele de cada uma das pessoas. A espessura e comprimento também mudam, pois são infinitas as possibilidades.

Há alguma contraindicação? Sim! Apesar de todos os benefícios que ela agrega, o procedimento não é indicado para todos os tipos de clientes, pois existem algumas contraindicações. Além disso, é importante lembrar que elas valem tanto para a micropigmentação nas sobrancelhas, olhos e boca. Portanto fique atenta.

As contraindicações são:

  • 1. Alergia – caso o cliente possua quadros de alergias a produtos e substâncias químicas e aos corantes e pigmentos, não é indicado a realização do procedimento. Os produtos utilizados possuem composições que podem desencadear crises de alergia e de dermatite alérgica por contato. Por isso, é extremamente fundamental avaliar cada cliente separadamente.
  • 2. Anemia – caso a cliente esteja em uma condição anêmica ou com a deficiência na oxigenação dos tecidos, ela pode apresentar problemas na hora da cicatrização.
  • 3. Hemofilia – uma doença genético-hereditária, caracterizada pela desordem no mecanismo de coagulação do sangue. Tal doença se manifesta quase que exclusivamente no sexo masculino. Os sangramentos prolongados são os sintomas mais comuns, quando ocorrem cortes e/ou lesões na pele. Por ser uma patologia muito grave, a micropigmentação é totalmente contraindicada.
  • 4. Quimioterapia – a micropigmentação não é indicada para as pessoas que estão fazendo tratamento com quimioterapia. O tratamento normalmente reduz a imunidade dos pacientes, deixando-os mais suscetíveis a contaminações por vírus e, também, por bactérias.

Além das condições citadas, não é recomendado, ainda, a realização dos procedimentos em mulheres grávidas, pessoas com diabetes, glaucoma, hepatites e portadores de HIV.

Todas as contraindicações acima precisam de avaliação e consentimento médico para serem analisadas, mas as clínicas não são obrigadas a fazer.

Depois de compreender um pouco mais sobre o universo da micropigmentação, entenda o que fazer para chamar mais clientes para os seus procedimentos. 

Micropigmentação nos lábios.
Micropigmentação nos lábios.

Dicas de como conseguir mais clientes para micropigmentação

Para conseguir chamar a atenção de mais pessoas, é fundamental pensar nos principais objetivos, metas e resultados esperados dentro das ações de marketing, principalmente online. 

Sendo assim, confira algumas dicas de como ter mais clientes:

Use as redes sociais ao seu favor

Criar uma página no Facebook, Instagram e TikTok é uma das melhores dicas para garantir uma estratégia de marketing de estética e beleza promissora. Isso porque são as redes sociais que estão ajudando na divulgação, tanto paga quanto orgânica.

No entanto, para garantir o sucesso e fazer com os novos clientes se sintam atraídos, é preciso ter posts interessantes e chamativos sobre tudo o que seu estabelecimento oferece. 

Uma boa alternativa para isso é postar algumas fotos de antes e depois com pessoas que já realizaram os serviços no local.

Ofereça promoções e descontos

Oferecer um pacote promocional de serviços pode ser uma excelente tática para atrair clientes. Isso porque a estratégia faz o cliente se interessar por mais de um serviço seu e, depois, ele vai pagar para tê-lo novamente.

Por exemplo: se o cliente fizer uma micropigmentação na sobrancelha, ele pode ganhar uma nova área para fazer o procedimento, sendo ela os olhos ou a boca. 

Promoções especiais para dias de semana de pouca movimentação também são uma boa pedida em clínicas de estética.

Utilize agendamento e pagamento virtual

O agendamento online permite que você e seus clientes possam acessar uma plataforma digital que realiza marcações e consultas de horários em qualquer hora e lugar disponível, através de um computador, tablet ou celular. Dessa forma, o cliente receberá notificações quando o seu atendimento estiver próximo, reduzindo as faltas por esquecimento.

Além disso, os serviços podem ser pagos antecipadamente na própria plataforma e descontos especiais podem ser aplicados por meio de códigos ou pagamentos por pix. 

Faça o esquema de fidelização e indicação

Mesmo com o avanço do digital, a publicidade boca a boca continua sendo uma das mais poderosas formas de garantir a estratégia de marketing perfeita e chamar mais clientes.

Outra dica importante é oferecer brindes a quem faz indicações. Nada melhor do que levar um amigo e ganhar uma sessão grátis ou com desconto, não é mesmo?

Em relação a fidelização, pense em produzir pequenos cartões ou até mesmo usar a mesma plataforma de agendamento online para contabilizar uma certa quantidade de procedimentos e depois recompensar o seu cliente. 

Gostou do conteúdo para conseguir mais clientes? 

Então siga-nos nas nossas principais redes sociais, canal do youtube e outras fontes de conteúdo gratuitos que entregamos todos os dias se você é um fã da área da beleza e deseja saber mais sobre micropigmentação, estética e design em sobrancelhas. Além de marketing, vendas, posicionamento e tudo o que engloba ter sucesso na área da beleza.